A virada do ano na Cidade Maravilhosa é um espetáculo de luz e som em toda a orla do bairro mais charmoso da cidade, Copacabana.
São grandes palcos montados na areia da praia, shows gratuitos da mais alta qualidade com renomados artistas, muita vibe positiva para iniciar um novo ano e a grande atração da noite, um show pirotécnico de 15 a 20 minutos que ilumina e embeleza o céu de Copacabana tornando o evento um momento inesquecível para os 2 milhões de cariocas e turistas que lotam o lugar.
Os fogos são disparados a partir de balsas que ficam no mar a uma distância que garante toda a segurança do evento. Em 2016 foram 11 balsas e 24 toneladas de fogos no céu. Outra novidade é a sincronização dos fogos com a música-tema escolhida a cada evento, neste caso foi trilha sonora composta para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984 para celebração da Rio 2016.
Apesar dos quase 4km de orla e a extensa faixa de areia, Copacabana fica pequena para tanta gente. A areia normalmente é tomada pelos que chegam antes e montam suas barracas e pequenas tendas para agrupar família e amigos. Muitos chegam bem cedo no dia 31 e só vão embora depois do amanhecer do 1º dia do ano. Logo na virada do ano muitos aderem a simpatia de pular 7 ondas para saudar o ano que chega, tornando uma missão quase impossível chegar na beira da praia.
A infraestrutura para uma festa deste tamanho é montada alguns dias antes e inclui banheiros químicos e vários postos de pronto atendimento médico que incluem até ambulâncias. Em 2015/2016 foram 5 postos de atendimento, 220 profissionais da saúde incluindo 90 médicos e 50 ambulâncias, sendo 35 com suporte avançado. Barracas, quiosques e vendedores ambulantes garantem as bebidas e os petiscos a preços salgados, afinal é o réveillon de uma das cidades mais caras do Brasil. O policiamento também é reforçado mas sempre há ocorrências de pequenos furtos, portanto fique atento aos seus pertences.
O trânsito no bairro sofre profundas intervenções que iniciam ainda no dia 30/12, quando algumas ruas são interditadas até o completo fechamento de todos os acessos a Copacabana, incluindo para ônibus e táxis. Estes ainda circulam pelo bairro até as 22:00 horas do dia 31/12, depois disso o trânsito só é liberado às 5:00 horas da manhã do dia 1/1, inclusive para moradores. Normalmente são feitas várias outras interdições nos bairros vizinhos, tornando o trânsito na cidade um verdadeiro caos.
A melhor opção para se movimentar na cidade nesta data é o Metrô, que vende bilhetes especiais para o evento e funciona durante toda a noite. Neste dia os bilhetes normais não são válidos, somente os bilhetes especiais que devem ser comprados com antecedência pois são limitados e normalmente esgotam antes da manhã do dia 31/12. Em 2015/2016 foram disponibilizados 143.000 bilhetes especiais divididos em horários de ida e volta para garantir que todos consigam usar o transporte com um mínimo de qualidade e tranquilidade. Veículos particulares são uma grande furada, devido aos bloqueios e a falta de lugares para estacionar (especialmente em Copacabana, onde a proibição atinge praticamente todas as ruas do bairro a partir do dia 30/12 e os veículos que insistem em parar nas vagas públicas são rebocados). Como segunda opção estão os táxis e ônibus. Os veículos do UBER até a festa de 2015/2016 ainda não haviam sido reconhecidos pela prefeitura como serviço público, portanto tinham as mesmas restrições de veículos particulares.
O clima costuma ajudar, raramente chove na cidade na virada do ano. Mas se chover tem festa assim mesmo, portanto relaxe e aproveite. Como se anda muito, principalmente devido aos bloqueios do trânsito o ideal são roupas leves e confortáveis, principalmente para dar aquele mergulho de ano novo.
Para quem quer um pouco de conforto existem outras opções que vão desde festas fechadas nos quiosques da orla até a requintada festa do luxuoso Copacabana Palace, passando por navios de cruzeiro que ficam ancorados e oferecem um réveillon especial com um exclusivo ângulo de visão do show dos fogos de artifício que deixa a orla de Copacabana como pano de fundo.
As festas estão espalhadas por toda a cidade e tem para todos os gostos, relacionamos abaixo algumas opções para acompanhar o espetáculo que ocorre especificamente em Copacabana:
Réveillon do Morro - Morro da Urca - Av. Pasteur 520, Urca (+55 (21) 2546-8400) Uma das mais tradicionais do Rio completou 20 edições em 2015/2016. Uma das vistas mais privilegiadas para as queimas de fogos da Praia de Copacabana e da Praia do Flamengo, a festa tem início às 21h com serviço de buffet e open bar.
Réveillon do Copacabana Palace, noite de gala - Copacabana Palace - Av. Atlântica, 1702. (+55 (21) 2548-7070 e 2545-8788) Sem dúvida a mais elegante e luxuosa das opções. O réveillon do Copacabana Palace garante uma linda vista da praia e da queima de fogos em ambientes do mais alto nível.
Reveillon Marimbás - Clube Marimbás - Praça Cel. Eugênio Franco 2, Copacabana. Vendas na secretaria do Clube, ao lado do Forte de Copacabana. (+55 (21) 2267-5151 ramal 22) O ponto alto desta festa oferecer uma das melhores vistas para a queima de fogos de Copacabana. O Clube dos Marimbás, fica ao lado do Forte de Copacabana, no Posto 6.
Devido as restrições não é permitido estacionar nas ruas em praticamente todo o bairro de Copacabana e em alguns bairros vizinhos.
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.