O acesso a trilha se dá pela Pista Cláudio Coutinho, localizada na Praça General Tibúrcio, na Urca. Há pouco menos de 400 metros do início da Pista está a entrada para trilha que leva ao Morro da Urca. A trilha é relativamente curta, são pouco mais de 1000 metros de trechos íngremes, degraus encravados na terra com auxílio de madeira e algumas pedras. O início é feito por uma grande pedra e pode ser complicado caso esteja molhada, pois torna-se muito escorregadia. Neste caso tente acessar pela vegetação do lado esquerdo passando pela parte menos íngreme da pedra. A trilha pode ser dividida basicamente em dois trechos, o inicial mais íngreme e o final mais tranquilo e com mais pedras. O final do trecho inicial se dá num platô onde você pode ir para esquerda ou direita, o caminho a direita leva a base do morro Pão de Açúcar que oferece uma via ferrata (CEPI) para subida ao cume e o caminho a esquerda leva ao Morro da Urca, o destino mais procurado da trilha. O tempo levado para percorrer a trilha varia de 30 minutos a 1 hora.
A via ferrata chama-se CEPI e só deve ser feita por montanhistas experientes ou com guias de montanha também experientes. Consiste em um cabo de aço que liga a base ao cume do Pão de Açúcar. São muitos os relatos de acidentes fatais por pessoas que se arriscaram a fazer a via sem o conhecimento necessário e, principalmente, sem os devidos equipamentos.
O Morro da Urca é o menor e a segunda estação do Bondinho do Pão de Açúcar (contando com a base, são um total de três estações). A entrada para quem faz a trilha é gratuita e a vista é sensacional, realmente um grande prêmio para o esforço. Até algum tempo atrás era permitido descer gratuitamente no Bondinho depois de um determinado horário, mas as regras mudaram e agora quem quiser descer de Bondinho do Morro da Urca até a Urca precisa comprar um ingresso especial para este trecho ou voltar a pé pela trilha. Da mesma forma é possível comprar somente o ingresso para o descolamento ida e volta do Morro da Urca para o Pão de Açúcar.
O Morro da Urca também é um grande centro urbano de escalada com mais de 50 vias que fazem a alegria de montanhistas cariocas, de outros estados e de fora do país. Inclusive um dos melhores campos-escolas para prática do montanhismo fica na face norte do morro.
Uma das mais belas experiências é curtir o pôr-do-sol no Morro da Urca, mas para isso é necessário se planejar para comprar o ingresso de descida do Bondinho ou descer a tempo de chegar nos portões da Pista Cláudio Coutinho antes das 18:00h, horário que são fechados pelo Exército, responsável pelo controle de acesso ao local. Neste caso é imprescindível levar os equipamentos necessários para fazer a trilha de volta à noite (como por exemplo lanternas).
Observação: não confunda esta trilha com a trilha para o Pão de Açúcar, que é muito perigosa, exige um trecho exposto e perigoso para se escalar e um grande esforço para se chegar ao cume. A trilha do Pão de Açúcar só deve ser feita com o acompanhamento de guias de montanha experientes.
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
Dica: Fique atento aos locais permitidos ao estacionamento, devido ao grande movimento turístico no local a fiscalização é constante e conta com operações para multar e rebocar carros parados irregularmente.