teste

o rio de janeiro

Vamos começar com uma importante informação: Rio de Janeiro refere-se tanto ao Estado quanto a sua capital, a cidade do Rio de Janeiro, apelidada carinhosamente de Cidade Maravilhosa.

O estado está localizado na Região Sudeste do Brasil e é banhado pelo Oceano Atlântico. A língua oficial é o Português, mas pela sua natureza turística há muito suporte ao Inglês. A moeda oficial é o Real e a cidade oferece uma larga opção de casas de câmbio.

A natureza turística provém, principalmente, da perfeita harmonização das paisagens naturais como montanhas, mar e lagoas e de pequenas intervenções humanas que dão o toque final, como a estátua do Cristo Redentor no alto do Corcovado (eleita como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno) e o Caminho Aéreo do Pão de Açúcar.

Fonte de inspiração para as mais variadas artes como música, pintura, literatura e cinema, a beleza do Rio de Janeiro teve e tem o seu lugar especial no coração de artistas do mundo inteiro. Sua forma única de conciliar belezas naturais com o cenário urbano, resultando numa beleza excepcional rendeu o reconhecimento pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade em 2012.

Em 2014 os órgãos estaduais de turismo do estado (Setur e Turisrio) contabilizaram um total de 1.746.517 de visitantes somente para o Cristo Redentor, no morro do Corcovado. Esse número crescente ao longo de décadas de história fez com que os principais pontos turísticos evoluíssem e trouxessem mais visitantes, num ciclo constante. Bons exemplos são o Morro da Urca e o Pão de Açúcar que foram interligados pelo famoso teleférico e se tornaram um dos principais cartões postais da cidade e a construção da estátua do Cristo Redentor no alto do Corcovado onde já havia um mirante muito frequentado por cariocas e turistas, ou seja, bem antes do Cristo Redentor o Corcovado já era um conhecido ponto turístico da cidade.

Mas a cidade oferece bem mais do que esses principais ícones conhecidos mundialmente. Além do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana, o Rio dispõe de outras praias paradisíacas (algumas ainda selvagens), uma forte vida cultural (com dezenas de museus, centros culturais, teatros e cinemas), um grande respeito a natureza refletido nos gigantes parques naturais (um deles preservando uma área equivalente a 10% do tamanho da cidade) que escondem segredos como mirantes e cachoeiras incríveis, algumas ilhas que fazem o visitante voltar no tempo, fortes militares responsáveis pelas defesas da cidade em outros tempos e uma variedade impressionante de atrativos e programas, muitos permanecem praticamente inexplorados ou são pouco conhecidos pelo grande público de turistas e até mesmo cariocas. Descubra cada um deles aqui, em Rio Cidade Maravilhosa.

cidade maravilhosa

“Rio de Janeiro, nome próprio Cidade Maravilhosa”, assim o Rio foi chamado pela primeira vez pelo escritor, político e professor Henrique Maximiniano Coelho Neto em 1908 nas páginas do jornal “A Notícia” e que, vinte anos depois, lançou o livro “Cidade Maravilhosa”. Mas infelizmente não há uma comprovação histórica, até o momento, já que a microfilmagem disponível do periódico não apresenta esta página e o livro, apesar de ter a cidade do Rio de Janeiro como parte da história, não usa a citação “Cidade Maravilhosa” exatamente para defini-la.  Uma outra origem do carinhoso apelido pode ter surgido da poetisa francesa Jeanne Catulle-Mendès que visitou a cidade em 1911 e lançou o livro “La Ville Merveilleuse” (MENDÈS, 1913) que reúne uma série de poemas que narram a estadia da poetisa no Rio de Janeiro. Mesmo sem um consenso sobre a origem do nome, todos concordam que não há termo melhor para definir essa cidade.

Em 1934, o compositor baiano André Filho compôs a que se tornaria uma das músicas brasileiras mais famosas de todos os tempos e, também, o hino oficial do Rio de Janeiro. A canção foi inscrita para o concurso de marchinhas do carnaval de 1935 e cantada por Aurora Miranda, irmã de Carmem Miranda.

“Cidade Maravilhosa
Cheia de Encantos Mil…
Cidade maravilhosa, Coração do meu Brasil!

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente…
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente!

Cidade Maravilhosa
Cheia de Encantos Mil…
Cidade maravilhosa, Coração do meu Brasil!

Jardim florido de amor e saudade,
Terra que a todos seduz…
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz.

Cidade Maravilhosa
Cheia de Encantos Mil…
Cidade maravilhosa, Coração do meu Brasil!”

Desde de sempre a Cidade Maravilhosa vem encantando corações do mundo inteiro.

o portal rio cidade maravilhosa

Este portal é apenas um dos produtos dedicados ao Rio. Seu principal objetivo é trazer ao público tudo que a cidade pode oferecer de forma clara e detalhada. Rio Cidade Maravilhosa apresentará não somente as melhores e mais famosas, mas sim todas as opções de passeios e programas da cidade, inclusive aquelas poucos divulgadas normalmente. São informações detalhadas sobre praias, parque naturais, mirantes, trilhas, museus, praças, templos históricos e grandes eventos como o Réveillon em Copacabana e o Carnaval.

Um dos destaques de Rio Cidade Maravilhosa fica por conta dos Roteiros, que apresentam a mesma cidade de várias maneiras diferentes, interligando as atrações de forma a atender aos mais variados interesses turísticos. Saiba o que fazer num dia chuvoso ou por onde ir numa peregrinação às igrejas históricas do centro da cidade, como os Roteiros você encontrará o Rio do seu jeito no seu tempo disponível.

Os detalhes de cada atração são outro destaque de Rio Cidade Maravilhosa, uma experiência única que reúne informações detalhadas sobre a infraestrutura do local, as várias formas de chegar (apresentando até o deslocamento necessário a partir do transporte público até o atrativo), informações atualizadas com visitas in loco de cada uma delas e, principalmente, os pontos negativos de cada atrativo, ocultados por todos os sites de turismo, permitindo uma visão realista, especialmente sobre a segurança do local.

Tudo isso unido ao cuidado com as informações, fotos inéditas e exclusivas e uma pesquisa profunda e detalhada sobre todos os atrativos da cidade torna o portal Rio Cidade Maravilhosa uma experiência única e prazerosa. Seja bem-vindo!

clima, vida social, território, bairros e regiões do rio

Fundada por Estácio de Sá em 1º de Março de 1565, tendo como padroeiro São Sebastião, a população residente estimada do Rio de Janeiro em 2015 era de cerca de 6.500.000 pessoas.

Com uma área total de 1.224,56 km2, sendo somente 644,56 km2 urbanizadas, a cidade possui 106,4 km2 em extensão de praias (oceânicas e interiores). Com sua peculiar geografia o Rio possui 3 grandes maciços, o maciço da Tijuca, maciço da Pedra Branca e o maciço de Gericinó ou Mendanha, e dois gigantes se destacam nesse meio, o Pico da Pedra Branca com seus 1.024 metros de altitude e ponto culminante da cidade e o Pico da Tijuca 1.021 metros.

leia mais

cariocas

“Um pôr do sol no arpoador, um sambinha na Lapa, uma cerveja na mureta da Urca ou uma feijoada na quadra da Mangueira. De tudo isso, um ponto em comum: o amor do carioca pelo Rio de Janeiro! Uma cidade patrimônio cultural da humanidade, que tem o povo mais feliz e o céu mais azul do mundo.”

Assim começava um post sobre a cidade do Blog #RioEuTeAmo!

leia mais

como se vestir? O dress code carioca

Um despojado chique seria uma boa definição. Justamente pela grande mistura de culturas do país não existe uma regra absoluta para se vestir, principalmente num lugar de gente alegre, descontraída e adoradora de praias. O carioca normalmente fica à vontade e se adequa ao lugar e ao horário para escolher sua roupa, como em qualquer outro lugar, há espaço para os mais variados dress codes. Na maioria das ocasiões o visual é informal e descontraído assim como seus moradores. Mas em hipótese nenhuma ache que a moda será ignorada, aliás, os cariocas adoram lançar novidades na moda e estão sempre antenados.

leia mais

um pouco de história

A cidade foi fundada em 1565, mas foi descoberta no dia 1º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado à foz de um grande rio, assim, batizou a baía com o nome de Rio de Janeiro. Contudo, foram os franceses que primeiro se estabeleceram na região e competiam com os portugueses no comércio madeireiro.

leia mais