Não possui
Não
Todas as Segundas a partir das 19:00h
Gratuita
4 horas
Não
A roda de samba acontece em local aberto, em caso de chuva intensa pode ser cancelado. Acompanhe o site oficial para mais informações.

Desde 2009 a Pedra do Sal é a casa do grupo Roda de Samba Pedra do Sal, animada roda de samba que tem o propósito de levar ao povo o samba de verdade, o samba cru e rico em poesia com o próprio grupo define. A festa acontece no pequeno espaço histórico da cidade com seus simpáticos casarios coloridos e sua imponente escadaria escavada na ladeira de pedra. O local já foi considerado sagrado para os ritos das religiões africanas e atualmente é tombada como patrimônio histórico e religioso. A festa atrai turistas e cariocas de vários pontos da cidade, fazendo do local um verdadeiro ponto de encontro dos amantes do samba de raiz.

Texto tirado de http://visit.rio/que_fazer/pedra-do-sal/ para Pedra do Sal

A Pedra do Sal, no Morro da Conceição, faz parte da região conhecida historicamente por Pequena África, que se estendia do entorno da Praça Mauá até a Cidade Nova. Nas festas nas casas de escravos e forrós tocava-se o choro com flauta, cavaquinho e violão. No quintal, acontecia o samba rural, batido na palma da mão, no pandeiro, no prato-e-faca; e dançado com sapateados, peneiradas e umbigadas. Foi ali que nasceu o samba urbano carioca, que surgiram sambistas populares e antigos ranchos carnavalescos.

A Pedra do Sal era considerada também local sagrado para despachos e oferendas das religiões africanas. Tombada como patrimônio histórico e religioso, dela eram extraídos pelos escravos, no século XIX, cortes de pedra para construção de ruas e do porto do Rio de Janeiro. O lugar, que ficava bem próximo ao mar, servia ainda como ponto de embarque e desembarque de sal, utilizado para fabricação de couro e conserva de carne.

Hoje a Pedra do Sal é palco de animadas rodas de samba do grupo Roda de Pedra. O local possui simpáticos casarios coloridos, ladeados por uma escadaria e a histórica ladeira de pedra. A festa atrai turistas e jovens de vários bairros da cidade. No Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, integrantes do quilombo da Pedra do Sal celebram a lavagem da Pedra. Quem põe a mão na massa são grupos de candomblé e membros do bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhi. Há rodas de samba, de capoeira, culinária temática, exibição de filmes e palestras.

pontos positivos
  • A recepção de sinal para celulares é razoável
  • Banheiros disponíveis nos bares e restaurantes próximos ao evento
  • Próximo ao local do evento existem ciclovias e/ou faixas compartilhadas que tornam segura a visita para ciclistas
  • Estações para aluguel de bikes próximas ao local do evento (mais informações em BikeRio)
  • Cadeiras e mesas oferecidas pelos bares e restaurante próximos
  • Existem algumas opções de bares e restaurantes próximos ao evento
  • O é realizado próximo a região de hotéis, hostels, pousadas e acomodações em geral
  • Telefone público no local ou proximidades
  • Fácil acesso com a utilização de transporte público

pontos negativos
  • Não possui acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes
  • Não possui bicicletário
  • A segurança no local requer atenção - Por estar localizado no centro da cidade, que sofre, principalmente, com a ação de menores infratores e moradores de rua, é aconselhável ficar atento a movimentos estranhos e evitar portar objetos de valor, que possam chamar atenção e muito dinheiro

restrições
  • Não há restrições

o que fazer
  • Curtir uma legítima roda de samba carioca
  • Conhecer gente bonita e descolada

onde estacionar
  • Vagas públicas ao longo da Rua Sacadura Cabral. Veja mais informações como valores, dicas e sugestões em RioRotativo.
  • Estacionamentos particulares próximos

Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.

Atenção: Este atrativo está localizado no centro da cidade. Devido a poucas e caras opções de estacionamento recomendamos o uso de transporte público, UBER ou táxis.

Importante: Por conta das constantes obras no centro da cidade, algumas áreas descritas aqui podem não estar mais disponíveis para estacionamento, ou podem funcionar somente aos Sábados, Domingos e Feriados.

como chegar

o que fazer depois