O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, criada na cidade do Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.
O MAST oferece várias atividades gratuitas para o visitante conhecer a ciência e os progressos da tecnologia e inovação: exposições, observação do céu em telescópios, visita orientada, biblioteca, palestras e debates, filmes, oficinas, cursos, laboratórios, jogos científicos, planetário inflável, teatro, sala de pesquisa e atividades especificas para grupos de estudantes. O público pode participar de atividades educativas, inclusive nos pavilhões que abrigam antigas lunetas para observar o céu e conhecer uma importante coleção de instrumentos científicos para observar e medir o céu, a Terra, o tempo, e até mesmo prever as marés.
Nas noites de quarta-feira e sábado, o MAST ainda oferece aos visitantes a mais tradicional de suas atividades: a observação do céu através de antigas lunetas ou modernos telescópios. O sábado no MAST começa às 14h, a partir das 15h são desenvolvidas atividades para crianças, jovens e adultos.
No domingo no MAST, além da visita guiada para o visitante conhecer o conjunto arquitetônico construído para a pesquisa em astronomia e o sistema solar em escala, as exposições estão abertas e há diversas atividades educativas.
O que encontrar:
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins foi criado em 8 de março de 1985 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Sua origem remonta ao Grupo Memória da Astronomia, constituído no Observatório Nacional em 1982 e renomeado Projeto Memória da Astronomia no Brasil e Ciências Afins. Em 1984, ganhou o status de coordenação diretamente subordinado à presidência do CNPq e o nome de Núcleo de Pesquisa em História da Ciência. Além das atividades de divulgação da ciência e de pesquisa em história da ciência, o Núcleo tinha a tarefa de criar um museu de ciências.
Na mesma ocasião, teve início o processo na Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que resultou no tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico do Observatório Nacional em 1986. O governo do estado do Rio de Janeiro, além de tombar as edificações em 1987, estendeu a proteção para o acervo de instrumentos científicos e documentos, mobiliário e equipamentos. O aval de Oscar Niemeyer, Carlos Chagas Filho, Sergio Bernardes, Simão Mathias, Carlos Drummond de Andrade, Mario Schenberg, José Reis, Jayme Tiomno, Jacques Danon, José Leite Lopes, Mauricio Mattos Peixoto, Clodowaldo Pavan, Luiz Pinguelli Rosa, dentre outros, foi fundamental para a preservação desse patrimônio da ciência brasileira.
O Arquivo Lélio Gama, astrônomo e matemático que dirigiu o Observatório Nacional e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, foi o primeiro arquivo pessoal de cientista entregue ao Núcleo de História da Ciência, depois de março de 1985 denominado Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. A Instituição também se tornou depositária do Arquivo Administrativo do Observatório Nacional e de grande parte do Arquivo do CNPq.
O MAST foi pioneiro ao aglutinar a história da ciência, a preservação de bens do patrimônio da ciência e tecnologia, e a divulgação da ciência. Por isso, tornou-se referência em suas áreas de atuação e polo de realização de eventos científicos e técnicos, cursos e oficinas para professores de ciências, e atividades para especialistas na conservação e restauro de documentos em papel e objetos metálicos.
Fonte: www.mast.br