Um dos mais novos da cidade, o Parque dos Atletas é um dos poucos parques onde a natureza ficou do lado de fora, literalmente! Até a grama encontrada dentro do parque é artificial. O parque está as margens da Lagoa de Jacarepaguá e próximo a áreas arborizadas, mas dentro do parque, somente equipamentos recreativos.
O parque, com os seus 150 mil metros quadrados, foi o primeiro equipamento olímpico a ser entregue à população, em 2011. Durante os Jogos de 2016, o Parque será utilizado como área de lazer para os atletas que estiverem hospedados na Vila dos Atletas, quase em frente. Somente após o evento, será devolvido para uso da população.
Foi construído pela prefeitura em parceria com o empresário Roberto Medina, presidente da Artplan, empresa responsável por um dos maiores eventos de música da cidade, o Rock in Rio, que desde 2011 acontece de dois em dois anos e transforma o parque na Cidade de Rock.
Por ser um parque voltado a prática de esportes, a infraestrutura dedicada a isso impressiona! O parque possui quadras de basquete, futebol, vôlei, handebol, tênis, muros de escalada, parque infantil, rinque de patinação e estações de exercícios para públicos de todas as idades, além de vestiários com chuveiros e uma pista de 1.420 metros para bicicletas, caminhadas e corridas, e várias áreas com gramado sintético para prática de outros esportes ou só um descanso.
Só não espere encontrar "sombra e água fresca", pois pela ausência de árvores os únicos locais com sombra são as estações para exercícios da terceira idade, quanto a água fresca, o parque não possui bebedouros, quiosques, lanchonetes ou restaurantes no seu interior e nem nas proximidades, portanto leve seu lanche e sua bebida. Algumas vezes pode-se encontrar alguns vendedores ambulantes no local.
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
O parque foi aberto em 2011 como primeiro equipamento olímpico da cidade e um local para grandes eventos como Rock in Rio e outros.