O litoral da Barra da Tijuca é um dos maiores da cidade, totalizando mais de 18km divididos em 4 praias. Com pouco mais de 6 km de extensão neste trecho, a praia é uma das mais procuradas pelos cariocas, principalmente moradores locais. Nem todos os turistas costumam se aventurar por estes lados pois o bairro fica mais afastado da grande concentração de atrações turísticas e outros bairros mais conhecidos como Copacabana e Ipanema.
A Barra da Tijuca, ou simplesmente Barra, é uma área relativamente nova, se comparada com as áreas mais próximas ao centro da cidade. A região, hoje super valorizada e muito procurada pelos "emergentes", ganhou o apelido de Miami Brasileira. Mas este mesmo local já foi chamado de “Sertão carioca” pelo jornal Correio da Manhã em 1932. Em 1959 avistou-se pela última vez nestas terras uma onça-pintada em liberdade.
O plano piloto desta área só foi concluído em 1969, e a grande ocupação veio entre 1970 e 1980, principalmente após a Autoestrada Lagoa-Barra (incluindo um túnel acústico), que possibilitou o maior desenvolvimento, reduzindo o tempo de deslocamento para a zona sul da cidade.
Dentre as particularidades desta região, podemos observar os grandes condomínios residenciais em frente a orla e espalhados pelo bairro. Isso faz com que o uso de carro seja quase obrigatório devido as longas distâncias, bem diferente da zona sul onde quase tudo pode ser encontrado bem perto e a pé.
Mas há também semelhanças como "um posto (de salvamento) para chamar de seu". Assim como a zona sul, as várias tribos jovens elegem seus postos ao longo da praia para se encontrar. Para quem gosta de praia movimentada, as proximidades do Posto 8 são ideais, pois são as mais acessíveis para quem chega de ônibus ou BRT no terminal rodoviário Alvorada.
Boa para o banho (segundo testes de balneabilidade do INEA - Instituto Estadual do Ambiente, a praia foi considerada própria para o banho praticamente por todo primeiro semestre de 2016)
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.