A praia do Pepê, com cerca de 1,65 km e uma considerável faixa de areia clara, faz parte de uma área costeira de mais de 18 km dividida em 4 praias. É própria para prática de esportes como vôlei de areia e futevôlei e tem várias opções para recreação das crianças.
A praia é muito frequentada pelos cariocas, principalmente moradores locais. Poucos turistas costumam se aventurar por estes lados pois a Barra da Tijuca fica mais afastado da grande concentração de atrações turísticas e bairros mais conhecidos como Copacabana e Ipanema.
Seu nome é uma homenagem ao atleta Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, conhecido como Pepê, que foi campeão mundial de voo livre, sexto colocado no Pipe Masters do Havaí (o melhor brasileiro do ranking antes de Gabriel Medina), campeão carioca de hipismo, campeão no Waimea 5000, no Brasil, e um dos 20 melhores surfistas do mundo durante os anos em que dedicou-se a este esporte. Pepê faleceu em 1991 durante um voo de asa-delta, em Tóquio, aos 34 anos.
Além de todo esse legado desportista, Pepê também era empresário e foi um dos pioneiros em um conceito de alimentação mais saudável e que estivesse disponível nas praias, como na Barraca do Pepê, primeiramente aberta em 1981 na Praia do Pepino, e depois nesta e outras praias.
Hoje, a Barraca do Pepê localizada nesta praia é bem mais que um lugar para ótimos lanches, é uma atração turística, que conta um pouco da vida do seu fundador.
A praia, assim como a barraca, são points muito queridos e frequentados por surfistas de todos os cantos, além de palco de vários eventos esportivos. Infelizmente nem sempre é própria para o banho.
Na pontinha da praia está o encontro da Lagoa da Tijuca com o mar, é um lugar muito procurado para prática do SUP (Stand Up Paddle), pois o quebra mar segura um pouco as ondas, deixando esta área de transição ideal para o esporte.
Apesar do aspecto convidativo, um grande trecho da praia não foi considerada bom para o banho durante boa parte do primeiro semestre de 2016 (segundo testes de balneabilidade do INEA - Instituto Estadual do Ambiente), principalmente próximo ao quebra-mar.
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
Atenção: Fique atento aos locais permitidos ao estacionamento. No verão, principalmente, a fiscalização é constante e conta com operações para multar e rebocar carros parados irregularmente. Cariocas amam suas praias mas não costumam chegar muito cedo, portanto quanto mais cedo, mais fácil conseguir uma vaga para estacionar e o seu lugar ao sol (literalmente).