Do final da praia do Recreio até a Pedra de Itapuã está a praia do Pontal, em referência a grande formação rochosa avistada de longe e acessível na maré baixa, quando pode-se notar algumas dezenas de pessoas caminhando pelas várias trilhas na pedra. Alguns consideram este trecho também parte da praia da Macumba.
A praia é muito frequentada pelos cariocas, principalmente moradores locais e da comunidade do Terreirão que fica bem próxima a este trecho. Poucos turistas costumam se aventurar por estes lados, pois o bairro fica mais afastado da grande concentração de atrações turísticas e outros bairros mais conhecidos como Copacabana e Ipanema além de não possuir metrô.
Possui águas esverdeadas e limpas, com ondas mais calmas e até algumas piscinas na areia dependendo da maré, tornando-se ideal para levar as crianças. Boa para fugir das tumultuadas praias da zona sul.
O Pontal agora tem nome e sobrenome: Pontal Tim Maia. Uma singela homenagem ao grande cantor e compositor que eternizou o local nos versos "Do Leme ao Pontal, não há nada igual!".
Além da continuação do calçadão e a ciclovia da praia do Recreio, a praia ainda tem uma belíssima praça arborizada com direito a pista de skate e patins, um pequeno mercado de peixes frescos e o famoso quiosque Rico Point, do lendário surfista carioca Rico de Souza.
Aqui é um dos poucos pedaços do Rio que realmente pode-se morar de frente para o mar pois este trecho possui belos condomínios residenciais, onde basta sair de casa e pisar nas brancas areias da praia.
Mesmo sendo mais distante a praia tem grande movimento no verão e em dias mais ensolarados, chegue cedo para garantir sua vaga. Durante a semana e fora da alta temporada o local é bem tranquilo.
Boa para o banho (segundo testes de balneabilidade do INEA - Instituto Estadual do Ambiente, a praia foi considerada própria para o banho praticamente por todo primeiro semestre de 2016)
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
Atenção: Fique atento aos locais permitidos ao estacionamento. No verão, principalmente, a fiscalização é constante e conta com operações para multar e rebocar carros parados irregularmente. Cariocas amam suas praias mas não costumam chegar muito cedo, portanto quanto mais cedo, mais fácil conseguir uma vaga para estacionar e o seu lugar ao sol (literalmente).