A praia de São Conrado, que já foi chamada de praia da Gávea, é uma praia bonita mas pouco movimentada, principalmente durante a semana. Possui pouco mais de 2 km e uma enorme faixa de areia clara e fofa, própria para prática de esportes como vôlei de areia e futevôlei, entre outros. É mais um point da cidade muito procurado por surfistas pelas suas boas ondas. A praia, assim como o bairro, estão delimitados por duas montanhas, o Morro Dois Irmãos, por onde passa a Av.Niemeyer e a Pedra da Gávea, um dos maiores blocos de pedra à beira-mar do planeta.
São Conrado já foi um dos metros quadrados mais caros da cidade, e já foi um dos mais exclusivos. É uma região de prédios caros e do primeiro shopping mais luxuoso do Rio, o Fashion Mall. Este bairro é o retrato dos extremos sociais, próximo a praia a riqueza, e do outro lado da pista a pobreza desenhada nos barracos que formam uma das maiores favelas do mundo, a Rocinha.
No canto da praia, próximo a Pedra da Gávea, o trecho é conhecido como Praia do Pepino e onde pode-se apreciar o pouso de parapentes e asas-deltas que decolam da Pedra Bonita, e até contratar um instrutor para um voo duplo de instrução.
Outro destaque é o calçadão com suas belas palmeiras, bancos e ciclovia. Se o mar não estiver próprio para o banho já valerá a visita pela paisagem.
A praia não foi considerada boa para o banho durante boa parte do primeiro semestre de 2016 (segundo testes de balneabilidade do INEA - Instituto Estadual do Ambiente)
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
Atenção: Fique atento aos locais permitidos ao estacionamento. No verão, principalmente, a fiscalização é constante e conta com operações para multar e rebocar carros parados irregularmente. Cariocas amam suas praias mas não costumam chegar muito cedo, portanto quanto mais cedo, mais fácil conseguir uma vaga para estacionar e o seu lugar ao sol (literalmente).