Como o próprio nome diz, esta é uma praia bem secreta! Ou pelo menos era...
Quase desconhecida até bem pouco tempo atrás, quando começou a ser veiculada em alguns jornais, a praia do Secreto virou o point da moda, atraindo mais pessoas do que pode suportar. Mas se não houver consciência ecológica esse grande movimento pode acabar com o local. Também é carinhosamente chamada de Piscininha pelos moradores locais.
Localizada entre a praia da Macumba e a Prainha, se encontra dentro de uma área de proteção ambiental e não possui absolutamente nenhuma infraestrutura.
A praia possui dois acessos, um por baixo, pelas pedras a beira mar, seguindo pela praia da Macumba, e outro por uma trilha que começa na Av. Estrada da Guanabara (logo ao lado do primeiro par de árvores de quem inicia a subida da rua). Ambos são perigosos, mas o segundo é mais ainda devido a altura e ao risco de acidentes graves, portanto todo cuidado é pouco, afinal para chegar na praia você precisará descer um paredão íngreme com cerca de 15 metros. Procure ir de tênis, evite usar com chinelos, principalmente se estiverem molhados. Evite também carregar itens nas mãos (como sacolas), leve o extremamente necessário. Evite este caminho logo após chuvas ou se estiver molhado, pois a pedra se torna muito escorregadia.
É muito importante que se tenha em mente a preservação do local. Não retire nada de lá e não deixe nada lá, principalmente seu lixo. Providencie sacolas plásticas para retornar com tudo que produzir de lixo por lá. O paraíso é nosso e é nossa responsabilidade preservá-lo!
A praia é muito pequena, são apenas 12 metros de rara beleza e fragilidade, formada basicamente por uma piscina natural cercada por rochas. É completamente vulnerável às marés, quando está muito baixa a piscina natural some e quando sobe demais a maré cobre a piscina e as ondas podem ser violentas.
A procura pelo local é crescente, tornando quase impraticável ficar na praia em fins de semana ensolarados.
No local não há calçadão nem ciclovia. As bikes dividem espaço com os carros na Av. Estrada da Guanabara e têm preferência, claro. Também não há residências, restaurantes ou comércio, pois está em área de proteção ambiental.
Boa para o banho (o INEA - Instituto Estadual do Ambiente não faz testes nesta praia, mas por se tratar de área de preservação ambiental, portanto livre do despejo de esgotos e afins, esta praia é considerada própria para o banho)
A praia não possui estacionamento nem vagas públicas. Os locais mais próximos para estacionar são:
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
Atenção: Fique atento aos locais permitidos ao estacionamento. No verão, principalmente, a fiscalização é constante e conta com operações para multar e rebocar carros parados irregularmente. Cariocas amam suas praias mas não costumam chegar muito cedo, portanto quanto mais cedo, mais fácil conseguir uma vaga para estacionar e o seu lugar ao sol (literalmente).