A Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro (PIBRJ) foi organizada em 24 de agosto de 1884. Foi a terceira Igreja Batista organizada no Brasil, numa casa na rua de Santana. Posteriormente, no início do século XX, foi transferida para o novo templo entre a Cidade Nova e o Estácio, onde chama a atenção dos transeuntes por sua bela arquitetura de colunas.
Em suas dependências, possui um museu que conta um pouco da história batista e a Escola Vitória, instituição de ensino fundamental baseada em princípios cristãos.
A PIBRJ é uma das poucas igrejas protestantes do Brasil que possui um belíssimo órgão de tubos. Há também o órgão Hammond, que se localiza na galeria do templo. O órgão de tubos foi doado para a Christ Church (atual Igreja Anglicana do Rio de Janeiro) pelo Conde de Leopoldina - Henry Lowndes (1861-1931). Na época, a Christ Church tinha como endereço a Rua dos Barbonos, hoje conhecida como Rua Evaristo da Veiga, 10. Edson Elias, membro da PIBRJ, pianista e organista com reconhecimento internacional (1947-2008), foi escolhido para tocar esse instrumento em que voltou a funcionar no culto do dia 24 de agosto de 1993. Fato noticiado pela imprensa: Jornal do Brasil, 25 de agosto de 1993. Em 28 de agosto ocorre o Concerto de Reinauguração do Órgão de Tubos da PIBRJ, com a organista Dra. Dorotéa Kerr e o Maestro Elias Moreira da Silva. Não foi possível realizar todos os reparos e consertos como era necessário para o pleno funcionamento do órgão. Fato que não impediu seu uso nos cultos, casamentos e concertos.
Cultos:
Veja a programação completa no site oficial.
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.