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2 horas
Sim
O ingresso pode ser comprado via internet através do site oficial. A visita em dias nublados ou chuvosos pode prejudicar a visibilidade da paisagem e da cidade, um dos grandes atrativos do local.

O Trem do Corcovado e seu passeio pela íngreme Estrada de Ferro do Corcovado é, por si só, uma atração, localizada na zona sul da cidade, no bairro Cosme Velho.

Além de ser a forma mais tradicional e charmosa de se chegar ao Cristo Redentor, o conjunto formado pelas Estações, o Trem e a Estrada de Ferro, é uma viagem pela história do Brasil. A começar pelo fato desta ter sido a primeira Estrada de Ferro para fins exclusivamente turísticos do país, e, diferente do que muitos pensam, não foi criada para levar turistas ao Cristo Redentor e sim para o cume do Corcovado, que já se tornara um movimentado ponto turístico. É também um passeio ecológico, pois trata-se de um trem elétrico, que não polui, atravessando uma das maiores florestas urbanas do mundo: o Parque Nacional da Tijuca.

A estrada foi inaugurada em 1884 (47 anos antes da inauguração do Cristo Redentor) pelo Imperador D. Pedro II e serviu, inclusive, para transportar as peças do monumento ao longo de 4 anos. Na época foi considerado um grande feito, pois o trem a vapor percorria quase 4km de linha férrea em terreno totalmente íngreme. Isso ocorreu até 1910, quando, mais uma vez, o Trem do Corcovado foi pioneiro em se tornar a primeira ferrovia eletrificada do Brasil.

A área do Trem do Corcovado normalmente é bem policiada, inclusive conta com uma cabine da Polícia Militar na praça ao lado, tornando o local relativamente seguro mas não dispensando cuidados básicos.

Dicas:

  • A compra do ingresso via internet facilita sua visita pois é feita com agendamento de dia e horário. Por outro lado corre-se o risco de não haver visibilidade do monumento ou da cidade no dia escolhido. O Trem do Corcovado permite a remarcação dos ingressos comprados via internet, veja as regras e valores no site oficial.
  • Você pode acompanhar, em tempo real, a visibilidade no Cristo Redentor através do site www.corcovadoaovivo.com.br.
  • Para fugir de tumulto e grandes filas procure visitar o Cristo bem cedo, assim que as bilheterias do Trem do Corcovado estejam abertas. Se estiver com bom tempo livre, o fim da tarde é uma ótima pedida, permitindo assistir um pôr-do-sol inesquecível.

valor do ingresso
  • Alta temporada*, fins de semana e feirados : R$ 68,00
  • Baixa temporada** : R$ 56,00
  • Crianças até 5 anos no colo: Entrada gratuita
  • Crianças de 6 a 11 anos: R$ 44,00
  • Idosos (brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil a partir de 60 anos): R$ 22,00
* Alta temporada - Acesse o site para detalhes, mas normalmente inclui o período de férias de fim de ano até o carnaval, feriados e período de férias do meio do ano.
** Baixa temporada - de segunda a sexta, exceto feriados e o período compreendido na alta temporada.
- Os valores incluem transporte de ida, volta e acesso ao monumento do Cristo Redentor;
- A capacidade do trem é de 345 passageiros por viagem, com duração média de 20 minutos e partidas a cada 30 minutos;

onde comprar

pontos positivos
  • A recepção de sinal para celulares é boa (na estação e no Cristo Redentor, mas pode variar de ruim a inexistente no trajeto pela floresta)
  • Acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes (caminhos adaptados, rampas de acesso e banheiros exclusivos)
  • Banheiros (somente na estação de embarque e no Cristo Redentor)
  • Bebedouros
  • Estações para aluguel de bikes próximas ao atrativo (mais informações em BikeRio)
  • Bancos, cadeiras ou locais para descanso e espera dos trens
  • O atrativo conta com uma lanchonete para atender seus visitantes
  • Existem algumas opções de lanchonetes e restaurantes próximos ao atrativo
  • O atrativo dispõe de lojas e quiosques de souvenirs e fotografia para atender aos visitantes
  • A segurança no entorno do atrativo geralmente é razoável
  • A segurança no interior do atrativo geralmente é boa
  • A sinalização dos espaços é boa
  • Telefone público no local ou proximidades
  • O atrativo oferece um belíssimo visual na Floresta da Tijuca e da cidade durante o trajeto
  • Fácil acesso com a utilização de transporte público

pontos negativos
  • A recepção de sinal para celulares pode variar e falhar no trajeto
  • Não dispõe de banheiros no trem
  • Não possui bicicletário
  • Próximo ao atrativo não existem ciclovias e/ou faixas compartilhadas, o que não impossibilita mas dificulta a visita para ciclistas
  • Próximo ao atrativo não existe nenhuma opção de comércio (farmácias, lojas, mercados, etc)
  • Não oferece sinal de Internet sem fio (Wi-Fi)
  • Não existem opções de Caixas Eletrônicos e Bancos no entorno do atrativo

restrições
  • Não é permitida a entrada de animais domésticos

o que fazer
  • Conhecer um pouco mais sobre o Trem do Corcovado no Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo
  • Visitar o Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, bem próximo a estação
  • Conhecer uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor
  • Passear na primeira estrada de ferro turística do Brasil
  • Apreciar paisagens deslumbrantes do Rio e o verde da Floresta da Tijuca durante o passeio

onde estacionar

Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.

Atenção: Devido a poucas opções de estacionamento sugerimos o uso de transporte público, UBER ou táxis. Fique atento aos locais permitidos ao estacionamento, devido ao grande movimento turístico no local a fiscalização é constante e conta com operações para multar e rebocar carros parados irregularmente.

como chegar

história e mais informações

A história da conquista do Corcovado data de 1824, dois anos após a independência do Brasil, quando Dom Pedro I liderou uma expedição ao topo da montanha, abrindo um caminho para o cume, na intenção de estabelecer pontos de observação para defesa da costa carioca. Pela impressionante beleza da cidade vista lá do alto o ponto de observação acabou se tornando um destino de lazer.

Com o passar dos anos e a intensificação das visitas, D. Pedro II baixou um Decreto Imperial para que fosse construída a primeira estrada de ferro exclusivamente turística do país. Os responsáveis foram Francisco Pereira Passos e João Teixeira.

A ferrovia, inaugurada em 1884, foi considerada um milagre da engenharia por percorrer tantos metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme. O trecho inaugurado compreendia as estações do Cosme Velho e das Paineiras, totalizando cerca de 3,7km, e o sistema adotado foi o de cremalheira, no caso o sistema “Riggenbach”, já adotado na Suíça, que consiste num um terceiro trilho central onde uma roldana ajuda na subida e na descida.

Somente em 1885 o trecho entre as Paineiras e Corcovado foi inaugurado, concluindo os 3,8 km da ferrovia. A estação deixava os visitantes a 40 metros do cume onde já existia o mirante Chapéu do Sol, um pavilhão circular de ferro construído para dar mais conforto aos visitantes que, além da bela paisagem da cidade, ainda contava com músicos que criavam o ambiente perfeito.

Em 1910 a ferrovia tornou-se a primeira ferrovia eletrificada do Brasil pelas mãos da nova cessionária The Rio de Janeiro Tramway Light and Power Co. Ltd (a atual Light S.A.) que havia assumido em 1906.

Nesse meio tempo, em 1859, um padre francês chamado Pierre-Marie Boss, admirado com a beleza do Corcovado, sugeriu a Princesa Isabel a construção de um monumento religioso. A sugestão ficou "engavetada" por longos 29 anos, quando, em 1888, a Princesa Isabel assinou a abolição da escravatura. Devido a este fato de tamanha importância para o Brasil, quiseram homenageá-la com a construção de um monumento no alto do Corcovado, e ela preferiu que fosse uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. O decreto chegou a ser promulgado mas não foi adiante por causa da proclamação da república em 1889 quando Igreja e Estado se separam.

Somente em 1921 o projeto foi retomado para do centenário da independência, que culminou na inauguração da Monumento do Cristo Redentor em 1931.

Fonte: www.cristoredentoroficial.com.br

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