O mais novo meio de transporte da cidade chegou trazendo grandes inovações. Seguindo o modelo europeu, o VLT ganhou a nobre função de interligar importantes pontos da cidade, como a Rodoviária Novo Rio, o Pier Mauá e toda a área renovada do Porto (Porto Maravilha), e o aeroporto Santos Dumont. Tudo isso em um trajeto de quase 28km com intervalos de 3 a 15 minutos entre as composições, uma estimativa de 300 mil passageiros por dia e 32 estações.
Como funciona
Dentre as inovações trazidas pelo VLT uma das maiores, senão a maior, é a forma de pagamento. Os cartões para embarque serão vendidos em guichês nas estações fechadas, que são somente 3 das 32 (na Praça 15, na Central e na Rodoviária Novo Rio). O pagamento, chamado por alguns de voluntário, na verdade é espontâneo, ou seja, não existem cobradores ou catracas dentro do trem, somente o dispositivo para validar o bilhete VLT, vale-transporte ou bilhete único. O sistema contará com a boa vontade dos usuários quanto a responsabilidade do pagamento da tarifa mas também terá fiscais para verificar prováveis caloteiros, além da aplicação de multas para estes casos.