Os trens urbanos são os grandes responsáveis pela interligação da região central da cidade com bairros da periferia, municípios da região metropolitana e municípios do interior do estado do Rio de Janeiro.
O sistema é administrado pela SuperVia desde 1º de novembro de 1998, que é responsável por 102 estações distribuídas em 8 ramais, que abrangem 270 quilômetros de via férrea.
Com uma frota de 201 trens, sendo 179 com sistema de ar-condicionado, os trens são responsáveis pelo deslocamento de 620 mil passageiros em média por dia útil.
Como funciona
O sistema é de bilhetagem eletrônica. Os cartões são vendidos em todas as estações e divididos entre Unitários (Unipass - válido para uma passagem e deve ser usado na mesma estação de compra) e Pré-pagos (Multipass - válido de acordo com o crédito depositado e pode ser usado em qualquer estação) que podem ser carregados e recarregados na bilheteria das estações. Além dos bilhetes próprios os Trens ainda trabalham com cartões de vale-transporte e bilhete único.
Os cartões funcionam pelo sistema de aproximação nos dispositivos das catracas. Os dispositivos de leitura dos cartões do trem e do vale-transporte ou bilhete único, são independentes e algumas catracas possuem os dois e outras somente um, fique atento a sinalização disponível nas próprias catracas. Os cartões unitários devem ser depositados em lugar específico nas catracas.
Ramais
O sistema ferroviário administrado pela Supervia está dividido em 8 ramais:
Algumas estações servem a mais de um ramal e funcionam como integrações entre os ramais. São elas:
Os ramais atendem a 12 municípios do Rio de Janeiro:
Diagrama de rede da Supervia
Facilidades
Bicicletário - disponível nas estações: Japeri, Santa Cruz, Realengo, Bangu, Engenheiro Pedreira e Saracuruna. Os bicicletários SuperVia têm segurança o dia todo, bebedouro, oficina para pequenos reparos e calibrador de pneus.
Transporte de bicicletas - disponível gratuitamente nos dias úteis (após as 21:00h), finais de semana e feriados (durante todo o dia).