O Centro Cultural Justiça Federal é uma espaço reconhecido por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural, abrigando exposições, peças teatrais, espetáculos de dança e de música, mostras de cinema, cursos, seminários, palestras, dentre outras. Vinculado à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, ocupa a antiga sede do Supremo Tribunal Federal na cidade do Rio de Janeiro.
O que encontrar:
- Teatro: Com uma programação rica e variada. A bilheteria funciona de Quarta a Domingo, das 16:00h às 19:00h.
- Cinema: Com uma programação variada. A bilheteria funciona de Quarta a Domingo, das 16:00h às 19:00h.
- Biblioteca: Possui acervo especializado em Arte e Cultura e mantém duas Salas de Leitura, uma no térreo e outra no segunda andar onde o visitante poderá encontrar um ambiente confortável para ler e estudar e computadores com acesso gratuito à internet. Funciona de Terça a Domingo, das 12:00h às 19:00h.
- Salas de exposição: São 12 galerias usadas para exposições permanentes e temporárias.
- Sala de Sessões: Um espaço preservado e de relevância histórica, aberto à visitação.
- A recepção de sinal para celulares é boa
- Acessibilidade para pessoas com deficiência visual (equipamentos de audio)
- Acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes (rampa de acesso, elevadores, teatro e cinema adaptados para recepcionarem cadeirantes e banheiros adaptados)
- Agendamento de visitas orientadas pelo edifício centenário do CCJF pelos telefones +55 (21) 2282-2552 ou +55 (21) 2282-2567 (de Terça a Sexta, das 13:00h às 17:00h) ou pelo email atividadeseducativas.ccjf@trf2.gov.br
- Sistema de ar condicionado
- Banheiros
- Bebedouros
- Próximo ao atrativo existem ciclovias e/ou faixas compartilhadas que tornam segura a visita para ciclistas
- Estações para aluguel de bikes próximas ao atrativo (mais informações em BikeRio)
- Bancos, cadeiras ou locais para descanso
- O atrativo conta com uma Cafeteria que serve lanches e refeições para atender seus visitantes
- Existem muitas opções de lanchonetes e restaurantes próximos ao atrativo
- Próximo ao atrativo existem algumas opções de comércio (farmácias, lojas, etc)
- O atrativo está localizado próximo a região de hotéis, hostels, pousadas e acomodações em geral
- A segurança no interior do atrativo geralmente é boa
- A sinalização dos espaços é boa
- Telefone público no local ou proximidades
- Sinal de Internet sem fio (Wi-Fi) gratuito
- Existem opções de Caixas Eletrônicos ou Bancos no entorno do atrativo
- Fácil acesso com a utilização de transporte público
- Visita virtual em seu site oficial
- Não possui bicicletário
- Pode não ser um bom programa para crianças (não há opções para distraí-las)
- A segurança até o acesso ao Centro Cultural requer atenção - Por estar localizado no centro da cidade, que sofre, principalmente, com a ação de menores infratores e moradores de rua, é aconselhável ter atenção e evitar portar objetos de valor, ou que possam chamar atenção, e muito dinheiro
- Não é permitida a entrada de animais domésticos
- Almoçar ou fazer um bom lanche na simpática Bomboniére Special Coffee
- Conhecer o Centro Cultural e sua vasta programação, como exposições temporárias, apresentações teatrais, oficinas, aulas e muito mais (acompanhe a programação completa no site oficial)
- Conhecer um prédio histórico e importante da cidade, construído em 1905
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
Atenção: Este atrativo está localizado no centro da cidade. Devido a poucas e caras opções de estacionamento recomendamos o uso de transporte público, UBER ou táxis.
- Veículos particulares (não recomendado)
- Bicicleta (preferencialmente alugadas pois o local não possui bicicletário)
- Táxis
- VLT
- UBER
- Ônibus (linha regular - para mais informações consulte o site www.vadeonibus.com.br)
- Metrô (para mais informações consulte o site www.metrorio.com.br)
A construção do prédio teve início em 1905, como parte integrante do projeto de reformulação urbanística da cidade, então Capital Federal, e estava destinado, inicialmente, a abrigar a Mitra Arquiepiscopal. Iniciadas as obras, o prédio foi adquirido pelo Governo Federal para a instalação do Supremo Tribunal Federal, que ainda não possuía sede definitiva, e foi inaugurado em 3 de abril de 1909. Projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios, o edifício é um dos mais importantes testemunhos da arquitetura eclética do país.
O STF ocupou o prédio até 1960, quando da transferência da Capital Federal para Brasília. Desde então, a edificação abrigou o Superior Tribunal Eleitoral, o Tribunal de Alçada e varas da Justiça Federal de 1ª Instancia. Após sete anos de obras de restauração, o prédio foi aberto ao público em 4 de abril de 2001, já como Centro Cultural.