O mais famoso ponto turístico, e cartão-postal do Rio de Janeiro e do Brasil, fica na zona sul da cidade, no bairro Cosme Velho. No alto dos 710 metros do morro do Corcovado, está o Monumento Cristo Redentor! Uma estátua em concreto armado revestida de pedra-sabão com 38 metros de altura em um mirante panorâmico que descortina grande parte da cidade num visual de tirar o fôlego.
Pode-se chegar lá em um trem especial turístico, vans oficiais ou caminhando pela trilha que inicia no Parque Lage. Os demais veículos, incluindo táxis, transporte turístico e veículos particulares, não tem autorização para os últimos 2km que levam a estátua, devendo parar onde fica a bilheteria e a primeira entrada do monumento. O Trem do Corcovado, inaugurado em 1884, parte do Cosme Velho e faz um percurso de 3,82 km em meio ao verde e mirantes naturais numa viagem que dura cerca de 20 minutos. As vans oficiais partem de locais de fácil acesso como Copacabana (Praça do Lido) e Largo do Machado, onde é vasta a opção de transportes para se chegar, como ônibus e metrô. Um terceiro ponto de partida fica nas Paineiras, onde também está a bilheteria e o futuro centro de visitantes.
O cartão postal carioca teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931. Em 2007, foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Graças ao rígido controle de acesso ao monumento, o local é relativamente seguro mas não dispensa cuidados básicos.
Informações importantes:
Para se chegar ao Cristo Redentor existem apenas dois meios de transporte: O Trem do Corcovado e o serviço autorizado de Vans da empresa Paineiras Corcovado. Uma terceira opção é chegar a pé através de trilhas.
O local de estacionamento depende de como você deseja chegar ao Cristo Redentor. Seguem as opções:
O morro Corcovado, apesar de não ser o ponto culminante da cidade, é um dos mais visíveis devido a sua localização, além de ser o que possui a mais bela vista do Rio.
A história da conquista do Corcovado data de 1824, dois anos após a independência do Brasil, quando Dom Pedro I liderou uma expedição ao topo da montanha, abrindo um caminho para o cume, na intenção de estabelecer pontos de observação para defesa da costa carioca. Pela impressionante beleza da cidade vista lá do alto o ponto de observação acabou se tornando um destino de lazer.
Com o passar dos anos e a intensificação das visitas, D. Pedro II baixou um Decreto Imperial para que fosse construída a primeira estrada de ferro exclusivamente turística do país.
A ferrovia, inaugurada em 1884, foi considerada um milagre da engenharia por percorrer tantos metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme. O trecho inaugurado compreendia as estações do Cosme Velho e das Paineiras, totalizando cerca de 3,7km.
Somente em 1885 o trecho entre as Paineiras e Corcovado foi inaugurado, concluindo os 3,8 km da ferrovia. A estação deixava os visitantes a 40 metros do cume onde já existia o mirante Chapéu do Sol, um pavilhão circular de ferro construído para dar mais conforto aos visitantes que, além da bela paisagem da cidade, ainda contava com músicos que criavam o ambiente perfeito.
Nesse meio tempo, em 1859, um padre francês chamado Pierre-Marie Boss, admirado com a beleza do Corcovado, sugeriu a Princesa Isabel a construção de um monumento religioso. A sugestão ficou "engavetada" por longos 29 anos, quando, em 1888, a Princesa Isabel assinou a abolição da escravatura. Devido a este fato de tamanha importância para o Brasil, quiseram homenageá-la com a construção de um monumento no alto do Corcovado, e ela preferiu que fosse uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. O decreto chegou a ser promulgado mas não foi adiante por causa da proclamação da república em 1889 quando Igreja e Estado se separam.
Somente em 1921 o projeto foi retomado para comemoração do centenário da independência, quando uma associação chamada Círculo Católico, formada por religiosos e autoridades do governo, se reuniram para discutir a ideia que resultou num concurso de projetos. O ganhador foi Heitor da Silva Costa, e uma campanha nacional arrecadou fundos para a obra.
A pedra fundamental da construção do monumento no morro do Corcovado foi lançada no dia 4 de abril de 1922, as obras começaram efetivamente em 1926.
Em 12 de outubro de 1931, após 10 anos da retomada da ideia, o monumento Cristo Redentor foi inaugurado. Foi feito em concreto armado e revestido de pedra-sabão, um tipo de pedra em abundância no Brasil que é bonita, maleável e resistente a erosão, ideal para o toque final brasileiro em um monumento que foi:
- Idealizado inicialmente pelo francês padre Pierre-Marie Boss em 1859;
- Projetado pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa;
- Desenhado pelo artista plástico Carlos Oswald;
- Modelada na França pelo escultor francês, Maximiliam Paul Landowski, responsável pela cabeça e as mãos do Cristo com a ajuda de outro escultor, o romeno Gheorghe Leonida responsável pelo desenho do rosto;
- Construído com a ajuda do engenheiro francês Caquot, especialista em concreto armado.
Para inauguração, além da grande festa, o jornalista Assis Chateaubriand sugeriu uma inauguração "High-Tech" para época: a iluminação deveria ser ligada remotamente da Itália, mais precisamente de um iate na baía de Nápoles, pelo ilustre cientista italiano Guglielmo Marconi, inventor do telégrafo sem fio. Um sinal elétrico, enviado do iate, seria captado por uma estação na Inglaterra e retransmitido para uma antena em Jacarepaguá que ligaria as luzes. Infelizmente o mau tempo no dia não permitiu que a ideia fosse colocada em prática e a iluminação foi ligada no Rio de Janeiro mesmo.
O Cristo mede 30 metros e 3 centímetros, está numa base de 8 metros onde existe a Capela de Nossa Senhora de Aparecida e tem 29,60m metros de envergadura.
O projeto foi todo financiado com doações do povo brasileiro, desmistificando uma corrente que acredita que a estátua foi um presente da França.
Eleito em 2007 como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o monumento ganhou grande visibilidade internacional, atraindo mais turistas e trazendo uma série de melhorias na visitação, principalmente.
Curiosidades:
Fonte: www.cristoredentoroficial.com.br / mundoestranho.abril.com.br / e outros sites