Importante: As informações apresentadas aqui, principalmente sobre o "Maracanã Tour" referem-se ao modelo adotado até a entrega do estádio para ao Comitê Olímpico e pode ser modificado após a devolução do estádio para o público em outubro de 2016, quando atualizaremos estas informações.
Maracanã é o nome do bairro, da principal avenida que passa neste bairro e também como é mais conhecido o Estádio Jornalista Mário Filho. O nome, de acordo com pesquisas, é de origem tupi "maracá-nã": que imita o maracá (instrumento semelhante ao chocalho usados nas celebrações indígenas). Designa o termo, no tupi, de uma espécie de papagaio.
O estádio está localizado na zona norte da cidade, no bairro de mesmo nome e ocupa uma área de quase 147.000 metros quadrados. Construído entre 1948 e 1950 (a inauguração foi em 16 de junho de 1950), foi considerado o maior estádio do mundo e foi palco da Copa do Mundo de Futebol de 1950 onde foi registrada a presença de nada menos que 199.854 torcedores que assistiram a derrota brasileira por 2 a 1 contra o Uruguai.
O posto de maior estádio do mundo foi ficando cada vez mais longe, mesmo sem a construção de outro estádio que permitisse tamanha lotação. O Maracanã é que encolheu! Após sucessivas obras para se adequar aos novos padrões de segurança impostos pela FIFA, o Maracanã hoje só pode abrigar oficialmente 94.751 pessoas, menos da metade do recorde de espectadores registrado. Hoje sequer figura entre os 5 maiores!
Dentro do complexo do estádio ainda existe o Ginásio Maracanãzinho (22.940 metros quadrados), o estádio de atletismo Célio de Barros (18.714 metros quadrados) e o parque aquático Júlio Delamare (18.515 metros quadrados).
No aniversário de 50 anos do Maracanã, em 2000, foi inaugurada a Calçada da Fama no melhor estilo hollywoodiano, onde grandes craques que escreveram a história do estádio deixaram suas marcas.
Mas o Maraca (para os íntimos) não é só futebol. Entre importantes eventos sediados estão as cerimônias de abertura e encerramento e local de competição de algumas modalidades do XV Jogos Pan-Americanos em 2007, inúmeros shows musicais, incluindo a 2a. edição do Rock In Rio, eventos dos mais variados tipos, e está fechado atualmente para preparação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, onde vai sediar as cerimônias de abertura e encerramento e algumas modalidades.
E, voltando ao futebol, o Maraca foi também uma das sedes e palco da final da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil, tornando-se então o segundo estádio do mundo a receber duas finais de Copa.
O estádio possui um estacionamento, muito pequeno para seu tamanho e número de frequentadores em dias de jogos ou eventos mas o suficientes para receber visitantes que desejam conhecer seu interior no chamado "Maracanã Tour" que inclui a visita a Calçada da Fama, ao Museu do Futebol (inaugurado em 2006 e conta a história do Maracanã), bustos e estátuas em vários pontos, vestiários e banco dos reservas entre outros.
O tour é pago e inclui visita guiada (em português, inglês ou espanhol) aos vários pontos de interesse dentro do estádio, por um período que ficava em torno de 40 a 70 minutos, acessível, inclusive, a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Os ingressos chegaram a ser vendidos pela internet com agendamento de dia e hora e, pouco antes da suspensão das visitas, eram vendidos somente na bilheteria do próprio estádio.
Em dias normais o local é relativamente seguro, mas em dias de eventos ou jogos é bom ter muito cuidado.
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
A construção do estádio foi muito criticada por Carlos Lacerda, na época deputado federal e inimigo político do durante mandato do então General de Divisão e Prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro Marechal Ângelo Mendes de Moraes, pelos gastos e, também, devido à localização escolhida para o estádio, defendendo que o mesmo fosse construído em Jacarepaguá. Ainda assim, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, Mendes de Morais conseguiu levar o projeto para frente. Na área escolhida, situava-se uma arena destinada à corrida de cavalos. A concorrência para as obras foi aberta pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1947, tendo como projeto arquitetônico vencedor o apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.
O projeto vencedor previa um estádio para 155.250 pessoas, sendo 93 mil lugares com assento, 31 mil lugares para pessoas em pé, 30 mil cadeiras cativas, 500 lugares para a tribuna de honra e 250 para camarotes. O estádio ainda contaria com tribuna de imprensa com espaço para 20 cabines de transmissão, 32 grupos de sanitários e 32 bares. No total, a área coberta do estádio atingiria 150 mil m², com altura total de 24m. As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948, data do lançamento da pedra fundamental. Trabalharam na construção cerca de 1.500 homens, tendo se somado a estes mais 2.000 nos últimos meses de trabalho. Apesar de ter entrado em uso em 1950, as obras só ficaram completas em 1965.
Fonte: www.wikipedia.org