Construída em estilo neogótico, a Igreja foi projetada em 1866 pelo arquiteto Padre Clavelin. Somente em 1886 foi iniciada sua construção que durou pouco mais de meia década, sendo concluída em 1892.
O templo é composto por uma graciosa fachada com campanário alto e um trabalho de acabamento que parece ter sido feito de renda. No interior da igreja, os destaques são as pinturas inspiradas em monumentos góticos franceses.
Funciona ao lado da igreja, o Colégio Imaculada Conceição, cuja criação foi decidida pelo Imperador D. Pedro II para a educação das meninas da Corte, aproveitando a chegada ao Brasil das Irmãs Vicentinas.
Missas:
Veja a programação ATUALIZADA no site oficial.
Curiosidade: Nesta igreja serviu ao Senhor, como capelão, o Padre lazarista francês Pierre-Marie Boss. A partir de uma das janelas da igreja com vista para o morro do Corcovado se inspirou para sugerir a construção de um monumento religioso o alto daquela tão bela paisagem. Graças a este momento de inspiração temos hoje o Cristo Redentor abençoando a todos no alto do Corcovado. Abaixo, o poema sobre o Corcovado, feito pelo padre:
"O Corcovado!... Lá se ergue o gigante de pedra, alcantilado, altaneiro e triste, como interrogando o horizonte imenso – Quando virá? Há tanto séculos espero! Sim, aqui está o Pedestal único no mundo. Quando vem a estátua, como eu, colossal imagem de Quem me fez?... (...) Acorda depressa, levanta naquele cume sublime a imagem de Jesus Salvador. -Lá vai o meu humilde brado, Deus lhe proporcione eco por todo o Brasil.(...) Nem todos por causas diversas lerão o Livro; ao passo que em todas as línguas e linguagens, a imagem dirá ao grande e ao pequeno, ao sábio e ao analfabeto, a todos: Ego sua via, veritas, et vita. Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Venite ad me omnes. Vinde todos a mim."
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.