O parque, criado em 1992, está localizado na zona sul da cidade, no bairro Leblon, um dos mais nobres do Rio, e próximos as Praias de Leblon e Ipanema, as mais descoladas da cidade. Sua entrada fica numa rua bem íngreme no cantinho do Leblon e é pouco conhecido por cariocas e turistas em geral.
Ocupando uma área de quase 400.000 metros quadrados, a unidade está localizada nas fendas, entre dois paredões, e o ponto forte são os 4 mirantes espalhados pelo caminho (todos são acessíveis por veículos) e uma trilha de cerca de 1,5km de extensão que leva ao sopé do Irmão Menor, que compõe o Morro Dois Irmãos. A trilha para o cume do Morro Dois Irmãos não é feita por este parque e sim pela Comunidade do Vidigal.
Os mirantes permitem uma visão privilegiada do Rio, principalmente da zona sul, de onde se pode ver toda a orla do Leblon ao Arpoador, além da Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor. O Parque ainda presenteia os visitantes com vários animais pelo parque, como esquilos, o mico-estrela, o gambá, morcego, coruja-orelhuda e calangos entre outros e algumas espécies de plantas ameaçadas de extinção, entre elas as orquídeas "orquídea das pedreiras", o "antúrio das pedras" e a "velózia branca".
O parque ainda conta com obras de arte, como uma escultura de Niemeyer, laguinho, um pequeno anfiteatro, brinquedos e quadras esportivas.
Piqueniques são bem vindos, principalmente por não haver pontos de venda de alimentos na área do parque nem nas proximidades.
As trilhas devem ser feitas com cuidado pois o parque fica próximo a comunidade Chácara do Céu que já foi pacificada mas ainda apresenta pequeno risco. É aconselhável se informar junto aos Guardas Municipais logo na entrada sobre a segurança atual do parque e das trilhas.
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
As opções de transporte público normalmente levam somente até a Av. Visc. de Albuquerque ou na Av. Delfim Moreira, o que exige do visitante uma considerável caminhada de cerca de 1Km pela Rua Aperana em trechos bem íngremes.
O Morro Dois Irmãos é uma formação rochosa com aproximadamente 533 metros de altitude.
O Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos foi criado em 1992 e ocupa uma área de 39,55 hectares.
As terras do seu entorno, que haviam sido utilizadas nos séculos XV e XVI como pastos e lavouras, e em seguida transformadas em canaviais até o século XIX, foram loteadas para ocupação urbana na década de 1930.
As casas e edifícios construídos na região deram origem ao que ficou conhecido como Alto Leblon e do outro lado ao Vidigal. Desde 2011 o parque é autossuficiente energeticamente, graças à instalação de painéis de energia solar.
Fonte: www.wikipedia.org