Segunda a Sexta de 7:30h às 17:00h, Sábado de 7:30h às 12:00h
Gratuita
Contato através do site
1 hora
Não
Religião: Católica

A história da Igreja do Santíssimo Sacramento da Sé afunda suas raízes no século XVI quando da construção da primeira Sé do Rio de Janeiro (Igreja de São Sebastião, no Morro do Castelo, de 1567 a 1583) e da fundação da Irmandade do Santíssimo Sacramento em 1565.

No ano de 1661 o Curato (Paroquiato) da Sé e a Irmandade ( a partir de então chamada “Irmandade do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé”) deixam a Igreja de São Sebastião em razão da péssima conservação do templo e peregrinam por várias igrejas (São José, Santa Cruz do Militares, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito) até que por fim em 1816, a Irmandade inicia as obras de construção da Igreja que levará o seu nome.

Em 1820 estará concluída a capela mor (onde está o altar principal e o presbitério) realizando-se a benção da mesma. Nesta ocasião foi instalada a antiga pia batismal, oriunda da Igreja de São Sebastião, iniciando o funcionamento paroquial.

Entre muitas dificuldades de ordem material, a construção do templo estendeu-se até 1859, quando por fim o bispo do Rio de Janeiro D. Manoel do Monte Rodrigues de Araújo o consagrou. Restava, contudo, construir as torres, que somente foram acabadas em 1875. O projeto arquitetônico data de 1826, assinado pelo arquiteto João da Silva Muniz (fonte: www.santissimo.org.br).

Missas:

  • Domingo: 10:00h, 12:00h
  • Segunda a Sexta-feira: 12:15h

Veja a programação completa no site oficial.

pontos positivos
  • A recepção de sinal para celulares é boa
  • Banheiros
  • Próximo a Igreja existem faixas compartilhadas que tornam segura a visita para ciclistas
  • Estações para aluguel de bikes próximas a Igreja (mais informações em BikeRio)
  • Bancos, cadeiras ou locais para descanso
  • Existem algumas opções de quiosques, lanchonetes, restaurantes próximos a Igreja
  • Próximo a Igreja existem algumas opções de comércio (farmácias, lojas, mercados, etc)
  • A Igreja está localizado próximo a região de hotéis, hostels, pousadas e acomodações em geral
  • A segurança no interior da Igreja geralmente é razoável
  • Existem opções de Caixas Eletrônicos ou Bancos no entorno da Igreja
  • Fácil acesso com a utilização de transporte público

pontos negativos
  • Não possui acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes
  • Não possui bicicletário
  • A segurança até o acesso a Igreja requer atenção - Por estar localizado no centro da cidade, que sofre, principalmente, com a ação de menores infratores e moradores de rua, é aconselhável ter atenção e evitar portar objetos de valor, ou que possam chamar atenção, e muito dinheiro

restrições
  • Não é permitida a entrada de animais domésticos

o que fazer
  • Conhecer um templo histórico que data de 1820
  • Assistir a missas

onde estacionar

Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.

Atenção: Este atrativo está localizado no centro da cidade. Devido a poucas e caras opções de estacionamento recomendamos o uso de transporte público, UBER ou táxis.

como chegar

história e mais informações

A edificação da igreja foi feita pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, a primeira irmandade do Rio de Janeiro, instituída entre os anos de 1567 e 1569.

Quando a igreja de São Sebastião ficou em ruínas, a irmandade, aí instalada, iniciou uma peregrinação para conseguir fundos para comprar um terreno nesta área.

O primeiro projeto do templo foi de João da Silva Muniz e sua sacração ocorreu em 1875. As duas torres em agulha, projeto do arquiteto José Bittencourt da Silva, foram terminadas em 1875.

O alargamento da Avenida Passos, realizado pelo prefeito Pereira Passos, eliminou o atrito. O frontispício oitocentista apresenta uma transição de estilos. A ampla nave com um avantajado pé direito, imprime ao ambiente interno uma grande importância e sintuosidade neoclássica.

No revestimento do interior, a talha é tardia, de autoria de Mestre Antônio de Pádua e Castro.

O batistério, colocado abaixo do coro, possui a pia batismal mais antiga do Rio.

Os altares laterais são consagrados a Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Dores, São Miguel e Nossa Senhora do Terço. A direita da capela-mor, está a capela de Nossa Senhora da piedade, com uma bela imagem da padroeira, decorada com rica talha.

Quando em 1734, a Sé deixou a igreja do monte, passando para a Cruz dos Militares, a Irmandade do Sacramento não acompanhou o Cabido porque o templo da Rua Direita (atual 1º de Março), não havia acomodação conveniente.

Recolheu-se então à igreja de São José, onde permaneceu até 1737, quando passou para a Igreja do Rosário, na mesma ocasião em que foi também para ali transferida a Sé do Rio de Janeiro.

Em 1º de março de 1816, foi adquirido pela quantia de cinco contos de réis, ao Coronel José de Souza Meireles, o terreno para a sua sede. As obras de construção tiveram início imediatamente, isto é, dias depois de ultimada a operação da compra, e quatro anos mais tarde, ou seja em 4 de julho de 1820, estava terminada a capela-mor, realizando-se nessa ocasião a trasladação das imagens, o que foi feito em solene procissão saída da Igreja do Rosário.

Os trabalhos prosseguiram com maior vigor ainda, depois que ficou terminada a capela-mor e nela terem sido colocadas as imagens. O frontispício da igreja é o mesmo desde a data de sua construção; isto é, não sofreu nenhuma modificação fundamental que lhe alterasse as linhas arquitetônicas. O pórtico principal, assim como os das duas outras portas que o ladeiam, são de pedra; três janelas dão luz ao coro, havendo mais duas nas colunas das torres, que se abrem dos corredores das tribunas. Ao alto do entablamento avista-se um nicho de granito onde se encontra a imagem da Fé, esculpida em mármore branco, por cima desse nicho está colocado o livro dos Sete Selos, representando os Sacramentos, sobre o qual repousa o Cordeiro Divino. Aos lados da estátua da Fé, encontram-se postas em cima do frontão outras duas estátuas - a da Caridade e a da Esperança, que são igualmente de mármore.

Fonte: www.centrodacidade.com.br

o que fazer depois