Os fiéis de São José já se reuniam no início do Séc. XVII, numa pequena capela, então vizinha ao mar, com frente para a Rua da Misericórdia. A Igreja como hoje se encontra é muito diferente da original que teve suas obras iniciadas em 1808 e finalizadas em 1842.
É um dos primeiros templos da Cidade, e sua história, anterior ao atual templo, dificilmente pode ser restabelecida, em virtude do desaparecimento dos seus documentos no saque ocorrido em suas dependências durante a invasão do Rio de Janeiro por Duguay Troin, em 1711.
Os sinos da Igreja de São José são famosos por sua sonoridade e o famoso carrilhão foi montado em 1883. Sua fachada pesada destaca-se o frontão elevado e sua colocação acima de uma faixa horizontal contínua de cantaria que serve de base às pilastras das duas torres. A fachada lateral desperta curiosidade por possuir um esquema usual das construções civis da época. No interior, um sacrário e uma pia batismal que pertenceram à Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo.
Com nave única, capela-mor e corredores amplos pelos dois lados, destaca-se no seu interior a talha em estilo Rococó tardio bem pesado, obra de Simão de Nazaré, entalhador, discípulo do Mestre Valentim. No altar-mor uma belíssima imagem de São José. São também belíssimas as portas de entrada com almofadas com ornamentos trabalhados na madeira. A porta secundária da entrada apresenta vitrais e ornamentos talhados na madeira. E em uma de suas laterais encontra-se a Capela do Santíssimo para cerca de 30 pessoas (fonte: www.turistaaprendiz.org.br).
Missas:
Veja a programação completa no site oficial.
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.